terça-feira, 6 de outubro de 2009

Problema nas folhas


Depois de um mês, as pontas das folhas do meu bonsai começaram a ficar secas, amareladas, como se estivessem enferrujadas. Pesquisei a respeito disso em fóruns, sites, blogs, e NADA. Percebi então, na minha procura, que várias outras pessoas tinham esse mesmo problema que eu e que ninguém havia achado uma resposta para isso. O que origina isso? Como melhorar?

Aí estão as fotos:







Alguns diziam que era excesso de sol, outros diziam que era falta de adubo, ainda outros falavam do substrato em que ela está plantada.... O problema é que ninguém resolveu isso.
Depois de MUITO procurar e ler, ouvi o relato de um homem que também tinha esse mesmo problema e que resolveu tirar todas as folhas que fossem manchadas, no mínimo que fosse, para que nascessem novas folhas sadias. Segundo ele, o problema nunca mais voltou a acontecer.
Tentei fazer o mesmo no meu bonsai e estou esperando o resultado.

Aqui está ele antes da retirada das folhas:



Depois posto o resultado pra vocês!

Mais tarde achei também, no Jardim de Flores, algumas dicas:

Manchas nas folhas:
* Excesso de nutrientes. Aplicar fertilizantes nas plantas é uma medida que garante a boa nutrição, porém, o exagero pode ser prejudicial. O excesso de nutrientes pode resultar em folhas manchadas e mal-formadas. Manchas amarronzadas e o aparecimento de uma crosta branca na superfície da terra ou nos vasos de cerâmica são sinais de excesso de fertilizante.
* O excesso de água também pode ocasionar manchas de podridão na superfície das folhas, amarelecimento e bordas amarronzadas. Diminua a quantidade de água nas regas.
* Sol em demasia. A exposição à luz solar em demasia pode provocar diversas alterações na coloração natural das folhas de algumas espécies. Se este for o caso, mude a planta de lugar.

Bom, com relação à minha jabuticabeira, acho que deve ser o excesso de água. No entanto, a retirada das folhas manchadas ainda se fazia necessária, pois só assim nascerção novas em seu lugar. Não creio que seja excesso de nutrientes porque só a adubei uma vez apenas. Vou testar, nesse período, utilizar menos água e posto os resultados para vocês.


7 comentários:

  1. Brother eu estou com um problema parecido.
    Pode ter sido sol demais... de qualquer jeito fiquei preocupado.

    Obrigado por compartilhar essas informações!

    ResponderExcluir
  2. Ei,
    meu bonsai nao ta com as folhas secando assim mas ta com manchinas marrons nas folhas mais novas... nao sei o que fazer. Acho que pode ter sido muita água e pouco sol. Como ficou o resultado do seu bonsai depois de tirar as folinhas?

    ResponderExcluir
  3. A minha tbm está do mesmo jeito, passe o seu resultado por favor...

    ResponderExcluir
  4. Minha Jaboticabeira esta com todas as folhas com se estivessem secando, estao marrons nas pontas se estendendo até ao meio. Continua dando frutos deliciosos, mas desde que comprei, não cresceu a as novas folhas vão amarronzado. A planta está num grande vaso. A depois de ter lido todos os depoimentos aqui desconfio que meu caso deva ser excesso de agua. Vou diminuir e observar o resultado. Depois escrevo aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com o mesmo problema e ainda não encontrei solução, mas continuo pesquisando, se tiver novidade evise

      Excluir
  5. Meu pé de jabuticaba eu já comprei ele com as pontas da folhas marron o quê eu tenho que fazer pra diminuir plantei no quintal da minha casa em cabo frio aqui é muito quente e pegar sol da manhã todo ...

    ResponderExcluir
  6. O meu bonsai está com o mesmo problema

    ResponderExcluir