terça-feira, 6 de outubro de 2009

Problema nas folhas


Depois de um mês, as pontas das folhas do meu bonsai começaram a ficar secas, amareladas, como se estivessem enferrujadas. Pesquisei a respeito disso em fóruns, sites, blogs, e NADA. Percebi então, na minha procura, que várias outras pessoas tinham esse mesmo problema que eu e que ninguém havia achado uma resposta para isso. O que origina isso? Como melhorar?

Aí estão as fotos:







Alguns diziam que era excesso de sol, outros diziam que era falta de adubo, ainda outros falavam do substrato em que ela está plantada.... O problema é que ninguém resolveu isso.
Depois de MUITO procurar e ler, ouvi o relato de um homem que também tinha esse mesmo problema e que resolveu tirar todas as folhas que fossem manchadas, no mínimo que fosse, para que nascessem novas folhas sadias. Segundo ele, o problema nunca mais voltou a acontecer.
Tentei fazer o mesmo no meu bonsai e estou esperando o resultado.

Aqui está ele antes da retirada das folhas:



Depois posto o resultado pra vocês!

Mais tarde achei também, no Jardim de Flores, algumas dicas:

Manchas nas folhas:
* Excesso de nutrientes. Aplicar fertilizantes nas plantas é uma medida que garante a boa nutrição, porém, o exagero pode ser prejudicial. O excesso de nutrientes pode resultar em folhas manchadas e mal-formadas. Manchas amarronzadas e o aparecimento de uma crosta branca na superfície da terra ou nos vasos de cerâmica são sinais de excesso de fertilizante.
* O excesso de água também pode ocasionar manchas de podridão na superfície das folhas, amarelecimento e bordas amarronzadas. Diminua a quantidade de água nas regas.
* Sol em demasia. A exposição à luz solar em demasia pode provocar diversas alterações na coloração natural das folhas de algumas espécies. Se este for o caso, mude a planta de lugar.

Bom, com relação à minha jabuticabeira, acho que deve ser o excesso de água. No entanto, a retirada das folhas manchadas ainda se fazia necessária, pois só assim nascerção novas em seu lugar. Não creio que seja excesso de nutrientes porque só a adubei uma vez apenas. Vou testar, nesse período, utilizar menos água e posto os resultados para vocês.


37 comentários:

  1. Brother eu estou com um problema parecido.
    Pode ter sido sol demais... de qualquer jeito fiquei preocupado.

    Obrigado por compartilhar essas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobri que esses sintomas sao causados por falta de algum micronutriente. Pesquisem por "deficiencia de nutrientes nas plantas", tem varios artigos com fotos que mostram com detalhes, o que a essa falta pode causar.

      Excluir
  2. Ei,
    meu bonsai nao ta com as folhas secando assim mas ta com manchinas marrons nas folhas mais novas... nao sei o que fazer. Acho que pode ter sido muita água e pouco sol. Como ficou o resultado do seu bonsai depois de tirar as folinhas?

    ResponderExcluir
  3. A minha tbm está do mesmo jeito, passe o seu resultado por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha está com mesmo problema como fasso para eliminar

      Excluir
  4. Minha Jaboticabeira esta com todas as folhas com se estivessem secando, estao marrons nas pontas se estendendo até ao meio. Continua dando frutos deliciosos, mas desde que comprei, não cresceu a as novas folhas vão amarronzado. A planta está num grande vaso. A depois de ter lido todos os depoimentos aqui desconfio que meu caso deva ser excesso de agua. Vou diminuir e observar o resultado. Depois escrevo aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com o mesmo problema e ainda não encontrei solução, mas continuo pesquisando, se tiver novidade evise

      Excluir
  5. Meu pé de jabuticaba eu já comprei ele com as pontas da folhas marron o quê eu tenho que fazer pra diminuir plantei no quintal da minha casa em cabo frio aqui é muito quente e pegar sol da manhã todo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça uma polda nas pontas dos ramos e jogue água o bastante para molhar a Terra mais não enxraque. Jabuticabeira geralmente não tem problema com água. Ela adora água. Comprei uma que veio com todas as pontas de folhas queimadas coloquei em um vaso de 70lts, fiz uma adubação com farinha de osso e esterco de galinha distante das raízes e fiz uma poda geral,deixando sente os ramos saudáveis. Em 2 semanas todos os ramos cortados brotaram novas folhagens. Abç

      Excluir
    2. Quanto ao sol não há problema. Pra ela frutificar bem tem que pegar no mínimo de 5 a 6 horas de sol direto por dia. Abç e boa sorte.

      Excluir
  6. O meu bonsai está com o mesmo problema

    ResponderExcluir
  7. Minha jabuticabeira está com pequenos bichinhos redondos, pequenos mesmo, com cor marrom e não faço ideia do que seja. Alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Meu pé de jubuticaba esta assim com as pontas da folha seca

    ResponderExcluir
  9. Siga no Instagram BonsaiSaoLourenço
    Facebook Bonsai Artes

    ResponderExcluir
  10. As folhas da JABUTICABA estão com manchas brancas o q fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ideal e remover folhas necrosadas e aplicar uma calda bordaleza

      Excluir
  11. ME AJUDEM POR FAVOR!

    Não sei o que diz. Minha jabuticabeira está secando as folhas e os galhos.
    Não sei se joguei alguma coisa que a fez ficar assim. Muita água ou adubo demais. Certa vez um vizinho pulverizou com uma solução caseira dizendo que era pra matar pulmões, não se foi isso.

    E agora ? Já cortei algunalguns galhos e troquei um pouco de terra e nada.

    Será se eu trocar toda a terra do caso pode resolver, limpando a raiz?

    fabriciovribeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.infelismente tenho duas jabuticaba com a mesma cintuação estou a prícando um inraizado ótimo de quinze e quinze dia as folhas no vãs cresceram lindas e bem vermelha e de pois ficaram verdes sem pontas cercas.sé éo não me engano o inraizado é fort frutas.

      Excluir
  12. Plantei uma muda de jaboticaba em um vaso e já faz 10 anos e ainda não deu frutos. Quanto tempo leva para dar os frutos e quê pode estar faltando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há algum problema nutricional, já deveria estar produzindo há muito tempo.

      Excluir
  13. Minha jabuticabeira está com as folhas furadas o que pode ser?

    ResponderExcluir
  14. A minha mudinha tambem esta ficando assim.
    Nasce folhinha dai ja fica marrom.
    E escesso de agua.
    Sera

    ResponderExcluir
  15. Minha jabuticaba tem 4anos é é híbrida, deu frutas maravilhosas grandes é doce , mas velhinhos novos crescem e em suas pontas as folhinhas novas apodrece, li que é excesso de água, pois molhava mal, parei de molhar só borrego, detalhe está em vaso grande com 300 ml de terra ,coloquei adubo bom 10 10 10 ,estou preocupadotem alguém, que saiba algo obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Meu pe de jabutica ta secando as folhas e caindo as folhas, são manchas q recobre toda a folha e no eh por excesso de agua o de adubo, acredito q seja algum tipo de praga. Alguns dizem que eh bom jogar cinzas nas folhar q ajuda, ja fiz isso mas não adianto, eh e uns 70% das folhas q estao assim se alguem souber me dizer oque é! E oque devo fazer! Agradesso...

    ResponderExcluir
  17. Gente me ajude a salvar meu pé de jabuticabeira,todos as folhas estão marrom e algumas secas.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  18. Oi gente! Eu tbm, procurando solução pra meu bonsai de jabuticabeira, fico triste ao perceber q ninguém encontrou uma solução para o mesmo problema, pontas das folhas secas. Há um tempo atrás eu vi um senhor indicando q aconteceu o mesmo com ele e q ele regou muito a jabuticabeira pra retirar o excesso de fertilizante, q era isso q ocasionava as folhas secas. Eu fiz o mesmo e por incrível que pareça, meu bonsai renasceu, encheu de folhas novas e os ganhos cresceram bastante. Ela ficou a coisa mais linda. O problema é q agora, um ano depois, ela tá voltando a ficar com as pontas das folhas amarronzadas e eu não coloco nenhum fertilizante nem nada. Então realmente não sei o q pode ser. Tô quase retirando ela do quintal e colocando dentro de casa pra ver se melhora... Nunca deixei ela sem regar e tbm o sol q ela recebe diretamente não daria pra secar tanto as folhas (ela recebe 2h de sol direto). :/

    ResponderExcluir
  19. Dizem que é bom para folhas amareladas de jabuticabeira é sebo de grilo,de grilo e não grilo!!!

    ResponderExcluir
  20. A minha jabuticabeira também está assim. As pontas ficam queimadas cor marron. Do meio pra frente as folha estão saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sabe o que deu certo com a minha? Eu podei alguns galhinhos e ela se renovou. Também diminui a quantidade de sol, antes ela tomava sol o dia todo, agora ela toma só pela manhã. Mas realmente, o q ajudou foi podá-la. Tente fazer isso, preferencialmente na lua crescente :)

      Excluir
  21. Bom dia. Comprei uma jabuticabeira hibrida e está plantafa no vaso. Percebi q as folhas estão secas e aoareceu em seus galhos e perto das folhas pontinhos verdes. JÁ me disseram que é bichinhos e eu imaginei q fossem da própria jabuticabeira fossem frutinhas. Por favor me ajude. O q devo fazer?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia. Comprei uma jabuticabeira hibrida e está plantada no vaso. Percebi q as folhas estão secas e apareceu em seus galhos e perto das folhas pontinhos verdes. JÁ me disseram que é bichinhos e eu imaginei q fossem da própria jabuticabeira fossem frutinhas. Por favor me ajude. O q devo fazer?

    ResponderExcluir
  23. Olá! Gostaria de trocar conhecimento sobre a jabuticabeira. A 2 anos plantei 3 sementes e duas vingaram. Porém, não tenho certeza de que a planta é a jabuticabeira. Está está crescida e tem aqueles fios q se enroscam, parece uma trepadeira, por isso não tenho certeza se é a planta q plantei. Se alguém puder me ajudar e ou me dizer, ao certo o q na real eu plantei...🙄? Queria enviar foto. Se alguém quiser meu contato p um retorno. Agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
  24. Comigo aconteceu o mesma coisa, as folhas foram ficando secas, sem nenhum motivo aparente. Eu pensei que fosse excesso de água, comecei a molhar com moderação e mesmo assim esse sintoma continuou. Como a jabuticabeira estava plantada em um vaso grande, retirei ela com o torrão do vaso, coloquei em uma bacia (balde bem grande) de água com 10ml de água oxigenada, deixei por umas 6h. E troquei todo o substrato do vaso, fiz a poda dos galhos e folhas comprometidas ( que estavam secas) e resolveu meu problema. Desde então ela voltou a crescer e as folhas não estão com aspecto queimado. Eu acredito que no meu caso foi excesso de adubação, mesmo esses adubos com instrução para aplicar de 15 em 15 dias em excesso podem prejudicar a planta.

    Um tempo atrás apliquei aquela adubação foliar Forth Fosfito Fosway, misturada com água, conforme o instrução do fabricante, e novamente algumas folhas começaram a secar, mas não se compara com a de excesso de fertilizantes.

    Desde então, utilizo pontualmente, ( a cada 3 meses) Forth Frutas, e a jabuticabeira continua bonita e com muitas folhas novas.

    ResponderExcluir
  25. No site abaixo tem uma instrução e foto sobre esse mesmo incidente.
    https://plantei.desk360.com.br/ajuda/article/5e7cb00a13e6a72b1da638e9

    ResponderExcluir
  26. The BEST Casino Sites in the Philippines 2021
    The BEST Casino Sites in 메리트 카지노 the 카지노사이트 Philippines · 1. Jackpot City Online 바카라사이트 Casino · 2. Baccarat Online · 3. Roulette Online · 4. Baccarat.

    ResponderExcluir